A Saga do Seguro Desemprego

Estou desempregado. Isto é ruim porque não tenho mais meu salário com o qual contava para realizar num futuro próximo vários sonhos que dependem do “vil metal”, como diria um amigo meu.

Por outro lado é esta a razão deu ter tido tempo para criar este blog e me comprometer a escrever ao menos um post por semana.

É uma meta a se cumprir. Me cobrem se eu faltar com ela.

Outra coisa boa é a participação num projeto interessante sobre o qual falarei mais adiante noutra postagem. (envolve quadrinhos)

Inclusive por causa deste projeto e do meu aniversário que eu acabei atrasando a publicação desta postagem.

Certamente aproveitei muito para descansar. Coloquei em dia meus vícios eletrônicos, leituras e venho estudando formas alternativas de se ganhar dinheiro.

Resumindo há males que vêm para bem e o importante é saber aproveitar o que existe de bom em cada situação, sempre existe algo de bom, ao menos um aprendizado para não cometer novamente o mesmo erro.

 

Mas esta postagem é sobre o seguro desemprego. Meu sustento oficial até março.

O primeiro passo é dar entrada. Felizmente a empresa em que trabalhava foi muito correta e solícita, o RH conduziu muito bem, a mim e aos demais que perderam seus empregos na mesma leva.

Passamos o mês de setembro em aviso prévio e em outubro já estava com toda a papelada. É algo bem confuso. Várias vias, uma para cada lado, dar baixa na carteira e chegamos ao que mais interessa neste momento: Quanto receberei do FGTS + recisão e quanto receberei de seguro desemprego?

A parte do FGTS + recisão foi fácil depois que um colega da leva descobriu um site que calcula tudo isso, além de outras contas que pobres mortais sem conhecimentos de direito e contabilidade não são capazes de executar.

Recebi inclusive duas listinhas com um passo a passo de como dar entrada e sacar meus benefícios. Descobri também que, ao contrário do que muitos pensam, o FGTS tem um rendimento pífio, equivalente ao de uma poupança. Portanto aconselho que rapem o tacho logo de uma vez e invistam num fundo com melhor rentabilidade ou até mesmo numa poupança. Lembrando que o FGTS só pode ser sacado em momentos específicos, durante um breve período, após o qual você é obrigado a esperar a próxima chance.

E lá fui eu de posse de toda a papelada e atento às listinhas para realizar estas duas tarefas simples.

Sacar o FGTS de fato não tem muito mistério. Indo a uma agência da CAIXA, e levando toda a papelada necessária você saca esta sua poupança compulsória.

O inconveniente é ficar esperando ao menos 1 hora até ser atendido. A parte mais legal de ser funcionário público e trabalhar numa repartição ou órgão do governo é saber que não precisará obedecer a nenhuma das leis que o próprio governo cria para melhor atender ao cliente.

Por isso que na CAIXA e no Banco do Brasil, em qualquer agência, existem apenas 3 guichês de atendimento: 1 para idosos, deficientes, etc..; outro sempre vazio ou “em manutenção” (sim, claro, porque fechamos muito tarde, às 16h, e nenhum técnico viria a essa hora desumana consertar o que quer que seja) e um terceiro para o restante da população.

20 minutos para ser atendido? Talvez nem que você esteja na porta do banco quando ele abrir.

Pode reclamar à vontade. Pior que isso só se for reclamar do atendimento na hora de retirar passaporte na Polícia Federal. Pelo menos no banco o risco de acabar preso é menor.

O seguro desemprego são outros 500.

Dei entrada e me disseram com segurança que em 30 dias o dinheiro poderia ser sacado em qualquer agência da CAIXA levando apenas o papel que recebi ao dar entrada.

Também fui informado que, se desejasse, poderia adquirir o tal do cartão cidadão. No texto muito bonito, mas na prática…

Mais uma maneira de complicar a vida das pessoas, quando a mera identidade deveria bastar.

Aliás estão planejando uma nova carteira de identidade que se não poupar muita xerox e 300 documentos para qualquer peido que se solta em órgão do governo, não sei mais o que o fará. Muita casa de cópia vai falir.

Como o cartão cidadão você pede pelo telefone, entregam na sua casa duas semanas depois e dizem que com ele é possível (eles poderiam deixar mais claro que se trata apenas de uma possibilidade) sacar seu seguro desemprego em qualquer caixa eletrônico da CAIXA ou nas lotéricas. Eu decidi pedir um para mim.

O certo no governo é que um órgão não faz idéia do que o outro pensa, já imaginando isso eu recebi com desconfiança a notícia de que poderia agendar um atendimento na agência da CAIXA de minha escolha, para ir receber meu seguro desemprego. Ainda assim o fiz. O problema foi que acreditei quando me disseram que o pagamento já estava disponível.

Lá cheguei precisamente na hora marcada e fui ter com o gerente, já observando a fila e sabendo que a chance de algum dos eficientes caixas me chamarem pelo nome era infinitamente remota. Pela cara do gerente tive a impressão de estar informando-o de uma novidade, mas deve ter sido só impressão. De qualquer forma, temendo enfurecer um cliente a troco de nada ou apenas por curiosidade, ele decidiu me atender. Fui bem atendido e bem informado de que o dinheiro ainda não havia sido disponibilizado. Também não poderia registrar a senha do meu cartão cidadão, o que somente poderia ser feito quando estivesse em posse do mesmo.

Aqui se faz necessária uma pausa.

Entendam que esta é uma história sobre desinformação. Os órgãos governamentais não funcionam como a mercearia ou a padaria da esquina que atendem bem para que o cliente, satisfeito, retorne. Eles sabem que ninguém vai retornar ali, por mais satisfeito que fique após conseguir o que deseja. A pessoa só retornará caso aconteça outro problema em sua vida.

Daí a solução para manter a casa cheia e justificar seus salários é obrigar o cliente a retornar inúmeras vezes com o simples truque de não informar, ou não informar tudo, ou chutando o balde e dar logo a informação errada mesmo.

Boa tarde. Em que posso ajudá-lo?
Acima, o poder da desinformação.

Retornei assim ao local onde havia dado entrada no seguro desemprego.

Resposta: Hehehe… Sabe como é. Serviço público é assim mesmo, volta no banco daqui a uns 10 dias.

 

Esperei a chegada do cartão cidadão e após 10 dias do prazo retornei à agência para sacar.

Passei o cartão no caixa eletrônico e ele cuspiu um papel informando que não era possível efetuar o pagamento. Eu deveria ir ao caixa comum.

Lá fui eu novamente encarar a caixa lesada, para escutar que o sistema estava fora do ar e que por isso não poderia fazer nada.

E me pagam pra isso!
caixa: E me pagam pra isso!

No dia seguinte fui ao centro e tentei mais uma vez noutra agência e numa lotérica, com o mesmo resultado.

No outro dia, com os papéis cuspidos pelos caixas eletrônicos, fui até a agência aqui perto de casa e sentei diante da primeira atendente que encontrei numa mesa e não num guichê. Era hora do almoço e não havia gerente à vista.

Depois de alguns minutos explicando que não era possível que um sistema estivesse sempre fora do ar e pedindo que ela descobrisse outro meio deu receber meu dinheiro, convenci a mulher de que não sairia da frente dela sem alguma solução, e ela se lembrou que tinha pernas e boca e que podia ir perguntar à sua gerente.

Que surpresa a minha, quando ela retornou com a notícia de que ainda havia meio analógicos de efetuar pagamentos para o caso de pane nos sistemas. Uma guia de pagamento!!

Fui encaminhado direto à caixa songamonga que a contragosto me pagou cada centavo, digo isso porque o valor termina com 16 centavos e ela havia me dado apenas 15, me obrigando a exigir o 1 centavo como a um caixa de supermercado relapso.

Muito trabalho, mas finalmente descobrira a maneira de sacar meu dinheiro? No mês seguinte descobri que não.

Estava eu novamente na fila esperando minha vez no guichê da retardada. Ao ser atendido, surpresa! Mais uma vez o sistema fora do ar, e assim sendo, lembrei à débil mental que ela havia me pago no mês anterior por meio de uma guia. Pedi que ela procedesse da mesma forma. Tal qual um autômato, ela respondia apenas que nada podia fazer. Daí apertou um botão para chamar o próximo da fila.

Provavelmente este.
Provavelmente este.

Esta atitude provocou a reação natural, que todos temos quando não somos compreendidos, de elevar o tom de voz e seguir pedindo para ser atendido.

Nisso o gerente percebeu a confusão e agiu prontamente para solucionar o problema, me informando que o pagamento com guia, sei lá porque cargas d`água, só pode ser feito na primeira parcela.

Estão vendo a desinformação? E neste caso um golpe duplo, da outra idiota no mês anterior, com esta caixa, pois nenhuma se dignou a me dar esta simples explicação.

O gerente ainda completou dizendo que o meu valor, sendo “quebrado”, só poderia ser sacado nas lotéricas. Pediu que eu fosse até uma lotérica próxima e que retornasse caso não retirasse o dinheiro.

Então sai da agência e lá fui para mais uma etapa deste passatempo que o governo arranja para quem está sem nada para fazer.

Por vontade divina, creio, logrei sacar o dinheiro.

Fui para casa, ponderando brevemente se valia a pena retornar ao guichê da ameba para ofendê-la, agradecer ao gerente e verificar se ele havia ao menos repreendido sua funcionária. Mas preferi não me dar o trabalho e me peguei pensando na lógica do cartão do fudidão como prefiro chamar.

Não é um meio de ampliar o atendimento às pessoas, oferecendo o sistema de caixas eletrônicos e também das lotéricas para que as filas diminuíssem e tudo mais. Trata-se apenas de uma forma da CAIXA se livrar da responsabilidade de efetuar os pagamentos. 

Mês que vem tem mais. Qual será o próximo desafio? Será que terei que encarar a boçal novamente?

O que aprendi?

Que ter carteira assinada é sim um excelente negócio, a menos que seu empregador lhe ofereça o dobro ou mais do valor para que você trabalhe como PJ ou em sistema de cooperativa (trambicagem). Ainda existe o flex, parte na carteira e parte por debaixo da mesa.

Fora a parte financeira, que compensa a longo prazo, eu percebi que 1 ano de trabalho sem descanso é enlouquecedor.

Lembra daquele e-mail com cópia pra todo mundo?
Mais um e-mail com cópia pra todo mundo?

Tirar um mês de férias remuneradas por ano, sem possibilidade do patrão reclamar, é de suma importância e possibilita uma relação mais amistosa e humana no trabalho.

E no fim das contas, caso seja demitido, ainda pode descontar suas frustrações num funcionário público incompetente. Mesmo que através de um blog que ele jamais venha a ler.

19 thoughts on “A Saga do Seguro Desemprego”

  1. It’s in point of fact a nice and useful piece of information. I’m happy
    that you simply shared this helpful info with us. Please keep
    us informed like this. Thanks for sharing.

  2. E é isso mesmo, todos os órgãos do governo são assim mesmo, muita “burrocracia” e falta de informação… as informações podem estar certa, mas a falta de comunicação entre um órgão para outro causa essa confusão, lentidão e perda de tempo.

  3. olha estamos com o mesmo problema e sempre mandam a gente voltar daqui 10 dias. Obridado pelas informações! Voce deveria ser um escritor!!! Parabens pelas colocaçoes das palavras.

  4. Greve de bancos e outras instituições públicas viraram rotina. Repare que é sempre no segundo semestre.
    Agora, até a copa e as olimpíadas a coisa só vai piorar. Cada um dos serviços públicos vai tentar “sabotar” a tranquilidade para chamar a atenção e auferir parte da grana que já rola em função dos dois eventos.
    No mais clássico exemplo de “quem não chora não mama.”, criando dificuldades para vender facilidades (nunca eficientes).
    Mas não se preocupe, que esse seguro e a restituição do IR o governo acaba pagando. Diferente de outras coisas que ficam perdidas pra sempre, como qnd eu paguei duas vezes pelo meu passaporte, por que o site da PF informava de forma errada.
    Pedi restituição, só pra constar.

  5. Olha depender do serviço publico é realmente uma bosta,a minha situação tá ruim também,já fui duas vezes tentar receber a primeira parcela do seguro na lotérica,porque como se sabe a caixa no brasil todo está em greve(legal né)e não havia saldo,ou,pis inesistente como constava no impresso da lotérica,hoje chegando em casa abri o correio e tinha um cartão cidadão novo,resumo o meu pis esta com outro numero e devo sacar com esse novo cartão que consta o novo pis,como é que trocam o meu pis assim sem mais nem menos,será que eu vou conseguir sacar agora?

  6. Pois é, mas até onde sei, tirando a primeira parcela, as demais só se pode receber em lotéricas, pros 99% que recebem valores “quebrados”. Mas essa é uma informação que eles vendem caro.

  7. Carlos, estou passando pelo menos problema. Antes de achar o seu blog, eu(ao receber os mesmos recibos da maquina que não me deixava sacar meu seguro) fui procurar informacao no site da caixa. Lá no fundo do “BAU” dizia que pagamentos no caixa eletronico não seria feito caso sua parcela contivesse centavos. Meu DEUS! Quantas parcelas não devem ter centavos? Pq essa informação não era mais clara no site?

    Liguei pro SAC da caixa sobre o seguro desemprego. Sabendo do tal recibo a atendente me disse q eu deveria ir na delegacia regional do trabalho (enfrentar fila) onde eu requeri o seguro. Ponto pro SAC da caixa que não me esclareceu esse problema dos centavos.

    Agora procurando na NET achei seu valioso BLOG, depois DESCOBRIR a informação dos centavos no site da caixa, e não tenho dúvidas que estou com o mesmo problema. Espero que tenha mais sorte que você e não tenha que sacar nada em lotéricas. Até pq elas odeiam fazer esse pagamento e alegam nunca ter dinheiro em caixa.

    Triste esse país onde lotérica não tem dinheiro em caixa.

    Abraço e me deseje sorte amanhã.

  8. Ignorância?
    Foram mais ou menos 50 dias que tive de esperar também pela liberação do meu pagamento. Mas não avisaram isso de ante-mão.
    É fogo. Dependendo de quanto a pessoa ganhava no trabalho e de suas economias, esperar mais de 1 mês não é nada fácil.
    Boa sorte!

  9. Pelo grande numero de desempregados…onde requeri o meu.eles agendaram a primeira parcela para 50 dias,enfim vou ter que me virar para controlar o primeiro mês,que além do desespero de procurar outra oportunidade de trabalho,ser admitido novamente(stress),teri que segurar grana para sobreviver.ja que terei que esperar por quase mais 1 mes,sera que os 20 dias que ultrapassam o referido Mês,serão adicionados ao que receberia em 30 dias.Carlos felipe.grato e desculpe a minha IGNORANCIA.

  10. Que bom que gostou Jackson. 🙂

    Quem sabe a postagem num acaba virando uma HQ?

    Esta postagem ainda é uma das que mais atrai leitores pro blog, espero que esteja servindo como espécie de guia para evitar que outras sejam surpreendidos pelos mesmos percalços.

  11. Brother…. muito bom esse blog, deveria cair no colo do burro do nosso Presidente para ele ver os incopetente igual à ele temos trabalhando para o povo.

    Um grande abraço…

    Esta história daria até um livro….rs de comédia é claro….rs

  12. Um exemlo de que às vezes um simples desabafo bem feito pode inspirar as pessoas.
    Abaixo a mensagem do leitor Celso Tupinambá:

    “muito boa a sua estória, estou escrevendo para o meu TCC e falo justamente do desemprego estrutural e da perda do emprego para a automação e de como os remanescentes funcionários ficaram burros e ignorantes no atendimento aos clientes, parabéns essa é uma boa visão do problema.”

    Na hora que escrevi eu não pensei nisto, mas acabou que este post é um dos mais procurados do meu blog. Muita gente perdida querendo se informar sobre estes temas e acabam caindo no meu blog. Espero que ao menos lhes sirva de guia de alguma forma.

  13. Neste caso gerente presenciou a incompetência da infeliz, mas de 4 pessoas com quem tive contato naquela agência apenas o gerente me pareceu competente. Apenas pareceu porque não sei dizer se ele tem autoridade para demitir gente, porque se tem, e mantém gente assim é outro zé ruela.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.