O Final de Loki

O final da primeira temporada de Loki dividiu opiniões. Eis o que eu achei e o que eu faria diferente.
Porque é fácil ser engenheiro de obra pronta.

Loki Fans Grossed Out After His Kiss With Sylvie

Então, se você ainda não assistiu Loki, recomendo fazer isso antes de ler o resto.

A Marvel mais uma vez driblou as expectativas dos fãs e trouxe um final que não esperávamos. Quando muitos acreditavam que Mefisto estava por trás de tudo em Wandavision, era a Agatha. Quando ninguém imaginava quem poderia ser o Power Broker, acabou sendo mesmo a Sharon Carter.

E agora quando todos já imaginavam que Kang não apareceria na série, ele apareceu.

O problema é que isso deixou a história da primeira temporada muito solta. Ok, ainda teremos uma segunda temporada para fechar a história do Loki, e não, não me importo com as pontas soltas referentes aos personagens secundários que também devem ser resolvidas na segunda temporada. Meu problema é com o tema desta primeira temporada que poderia ter recebido um desfecho melhor.

Estava bem claro para muitos, eu inclusive, que o melhor final para a temporada seria o Loki dar de cara não com o Kang, mas com outra versão dele na cidadela do fim do mundo, uma versão que de alguma forma conseguiu subverter a TVA e assumir o controle da mesma. Isso explicaria o foco da TVA em caçar Lokis, já que essa variante não queria correr o risco de surgir outro Loki para derrubá-lo, e também serviria de contraponto para o desenvolvimento que o Loki protagonista passou. Esta variante seria o Loki que conseguiu alcançar seu sonho primário, de reinar sobre tudo.

Mas o objetivo da série já estava dado e era o de apresentar o Kang para o grande público e disparar o conflito do multiverso que serão os grandes desafios que os heróis da MCU vão enfrentar nos filmes e séries por vir, assim como Thanos foi os grande desafio da primeira leva de filmes.

Assim, decidiram descartar a variante do Loki e colocar uma variante do Kang que, como qualquer personagem que aparece de repente no final da trama precisou de uma longa explicação para ser apresentado e não trouxe nada de especial para a série em si além do gancho para a segunda temporada onde o Loki percebe que “voltou” para uma TVA alternativa onde possivelmente o Kang Conquistador reina.

Eu creio que seria possível um meio termo onde teríamos um Loki variante no final para fechar o tema desta primeira temporada e ao mesmo tempo apresentar o conceito do Kang para o público.

Vamos lá:

Tudo se passa tal como no episódio 6, porém, quando Sylvie mata Kang, ele se transforma numa variante do Loki, com as feições da Sylvie, que sorri diante da confusão de Sylvie.
Ela revela que tudo que revelou era verdade. Mas que antes de matar o Kang verdadeiro que habitara aquela cidadela ela tivera o cuidado de extrair da mente do Kang com seus poderes, os segredos de como controlar toda a linha temporal sagrada.
Porém aquilo acabou se tornando uma prisão para ela, impossibilitada de sair daquele lugar e sempre temendo que outros Lokis conseguissem fazer o mesmo que ela fizera, e incapaz de exibir seu feito.
Sylvie percebe que aquela versão dela havia alcançado tudo que os Lokis sempre buscavam, inclusive nosso Loki até pouco tempo atrás, mas que havia sido uma vitória pírrica. Ela havia errado ao descartar nosso Loki, o único que conseguira sair daquele ciclo vicioso.
Agora Sylvie via apavorada que ao matar Kang/Loki a linha temporal sagrada começara a se ramificar rapidamente e ela não faziam ideia de como parar aquilo.
E cortamos para o nosso Loki protagonista chegando à TVA alternativa comandada diretamente por Kang o Conquistador, ou quem sabe outra versão do personagem.

Seria um final com uma reviravolta dupla que não apenas atenderia a necessidade de apresentar o Kang, mas também fecharia o tema do arco mostrando que de fato a busca incessante dos Lokis por poder nunca os leva à vitória e que mesmo a Sylvie que tinha um propósito mais nobre estava fadada a apenas trazer um mal maior.

O que acharam? Comentem aqui embaixo.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.