Terry Pratchett

Um excelente autor inglês que eu não canso de elogiar.

Estou terminando de ler mais um dos muitos livros deste que é o criador de um dos mais interessantes universos de ficção, o Discworld.

Um mundo em forma de disco, apoiado sobre quatro elefantes enormes que por sua vez caminham em círculo sobre o casco de uma tartaruga ainda maior.

Pode parecer mais um universo de fantasia, e é, mas além dos tradicionais elementos e seres, está o humor sarcástico e sutil do autor. Desta forma ele aborda todos os temas do nosso mundo, sem nem mesmo se importar com limitações de um mundo teoricamente medieval. A verdade é que Discworld é um mundo fantástico por excelência.

Comecei a simpatizar com Pratchett depois de ler o livros Belas Maldições (Good Omens) em que ele e Neil Gaiman criam uma paródia cômica do livro “A Profecia”.

Depois disso é que decidi ler os livros de Discworld e constatei que o Belas Maldições não é, na minha opinião, um livro escrito a quatro mãos. É possível perceber que o Neil Gaiman contribuiu sim com algumas idéias, mas o livro foi escrito pelo Pratchett. As mesmas tiradas cômicas e observações típicas e comuns à obra do autor estão ali. Não que Neil Gaiman seja ruim ou inferior, o cara escreveu Sandman, apenas que seu estilo é outro. Muito mais sóbrio e direto.

Leiam e me digam se não é verdade.

A propósito, Rosele que me perdoe, tenho para mim que o Gaiman se resume a Sandman. Quanto mais ele se distancia deste universo, mais sem graça ficam seus livros. Constatei isso quando assisti a Stardust e observei personagens sendo muito bem explorados, coisa que no livro não ocorre.

Acho que Coraline seguirá no mesmo caminho. O que é bom, pois de certa forma Neil Gaiman dará origem a bons filmes.

Mas voltando a Discworld.

Uma leitura que recomendo, se você curte aventura, fantasia e humor. Em particular os primeiros livros onde conhecemos o mago wannabe Rincewind (os nomes dos personagens são uma diversão à parte), que possui mais lábia e sorte que magia e um excelente senso de auto-preservação.

Neste livro também conhecemos o que talvez seja a maior personagem dos livros que é cidade de Ankh-Morpork, em torno da qual, muitas das histórias giram.

Mas nem tudo é perfeito, existem alguns livros em que eu cheguei a pensar que o tema estava se esgotando. Porém, eis que surgiram novos livros: Thud, Going Postal e Making Money. Ainda sem edição nacional.

Todos passados em Ankh-Morpork e de fato uma volta às origens. Making Money é uma continuação de Going Postal, com o mesmo personagem principal. Desta vez um charlatão profissional que tal como Rincewind, sai de enrascadas usando as palavras, porém com mais elegância.

Ainda existem muitos livros dele para eu ler e assistir pois descobri que alguns dos livros de Discworld já possuem versão filmada, mas tenho cá minhas dúvidas.

Se alguém tiver mais recomendações de livros dele eu agradeço, ou mesmo de outros autores.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.