When I am King

Este quadrinho de 2001 conta a singela história de um rei, ou faraó se preferirem, que busca reaver sua majestade, após uma série de acontecimentos inusitados, geralmente de cunho sexual.

O autor, o suiço Demian.5 optou por um formato de tirinhas gigantes. Porque apenas 3 ou 4 quadrinhos se eu posso ter infinitos? Um dos que beberam direto da fonte de McCloud, mas decidiu variar da vertical para horizontal.

São 63 tirinhas, agrupadas em cinco capítulos, todas na horizontal, compondo quase que um story-board de animação. Alguns quadros são inclusive animados para dar uma graça a mais.

A sequencia horizontal é quebrada apenas em momentos específicos em que o personagem cai, ou algo semelhante acontece e a tirinha segue na vertical por alguns quadros, ou quando ele apresenta apenas um quadro isolado para enfatizar algo.

Talvez o grande mérito de When I am King é a forma universal como a história é narrada, toda por imagens, sem palavras. Os balões mostram apenas figuras.

O traço simples é muito bem explorado para auxiliar a narrativa. Num dado momento da história os quadros deixam de ser bidimensionais e se tornam 3D para melhor retratar uma passagem da aventura.

Recomendo a leitura, por ser um belo exemplo de como explorar uma narrativa visual. Em se tratando de uma HQ online, que pode ser lida por qualquer pessoa no mundo, foi uma excelente opção.

O autor possui outros títulos bem interessantes em seu site.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.