Scans vs Sacanas

Tiramos duas letras “a” e vemos que tem tudo a ver. Mas não como os editores de olho gordo bradam.

Dois excelentes posts, um do Dib (onde deixei minha opinião nos comentários) e outro do Felipe Gomes do MDM matam a pau a questão.

A citação do Cadu Simões, inclui uma entrevista do Neil Gaiman, onde ele deixa bem claro como tudo acontece de fato. Nada que pessoas de boa fé possam temer.

Na minha opinião, faz tempo que HQs Marvel/DC deixaram de valer qq dinheiro.

Aqui no Brasil então, onde as publicações ainda saem com uma defasagem enorme com relação aos originais, a coisa se torna mais idiota, pois quem curte HQs fatalmente já leu em sites especializados e sabe todo o desenrolar das tramas.

Quanto às HQs autorais nem se fala. Anos se passam para que uma editora nacional se preste a publicá-las por aqui (sem garantia de concluir a série. Haja visto Preacher.) e a essa altura, quem curte já leu tudo no original ou via scans. Dai não é difícil deduzir porque as vendas não rendem tanto.

Minha sincera opinião?
Se as editoras nacionais investissem também em material original e inédito de artistas locais. Seja qual fosse o tema, teriam em mãos um acervo de relativo baixo custo e talvez mais fácil comercialização.
Mas se nem quadrinistas brasileiros famosos, que fazem sucesso lá fora, são convidados a produzir HQs originais para editoras daqui, que preferem pegar as histórias destes mesmos caras, que foram publicadas lá fora e republicá-las aqui.

É triste.

2 thoughts on “Scans vs Sacanas”

  1. Ah da próxima vez vou até inventar código pra deixar eles queimarem a cuca procurando. A propósito, muito boa essa, Neil Gaiman falou certíssimo.

  2. Realmente, Neil Gaiman disse tudo! O problema não é ler algo baixado da net ou não comprar livros “legitimamente”…o problema está em não se ler. E é fato que, uma vez seduzidos por um autor, passamos a comprar seus livros naturalmente.
    Com o preço dos quadrinhos como está, acho difícil alguém gastar de 60 a 100 reais pra comprar algo sem certeza de que é bom ou não.
    Eu, por exemplo, faço isso. Leio os scans e quando gosto faço questão de comprar. Afinal, o prazer de se folhear páginas é insubstituível!
    P.S. Cada vez fico mais fã de Gaiman.
    Beijoca!! =D

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.