via Rico Studio
Zeitgeist (expressão alemã) significa, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo. Poderia ser traduzida como o “espírito do tempo”. Enfim, algo que permeia as mentes das pessoas num determinado momento histórico.
Este filme fala sobre o atual Zeitgeist, focando nos temas que regem as macro mudanças, não apenas nos dias atuais, mas ao longo da história: Religião, Política e Economia.
Atento para o fato de ser um filme de praticamente 2h, portanto recomendo assistir com calma.
É baseado em muitas teorias conspiracionais, e os primeiros 35min lembram muito o Código Da Vinci, principalmente nas correlações questionáveis que faz entre deidades e mitos. As correlações etimológicas são ainda piores.
O que se sabe é que cristianismo, por exemplo, se alastrou sobre várias pequenas crenças, principalmente na Europa, e incorporou muitos aspectos das mesmas.
As religiões modernas incorporaram muito das crenças antigas, adaptando-as ao seu contexto, acredito que não exatamente da forma que é mostrado no filme.
Independente do detalhes sobre como se deram as coisas, e de onde vieram os mitos religiosos, os primeiros 35 minutos de filme são uma mera introdução, para estabelecer a idéia de que a religião (não confundir com fé) como instituição, foi criada para domínio sobre as massas. Uma crença da qual partilho. Isso tudo para mostrar o quão antigo e enraizado na cultura humana, se encontra este método de poder, usado até hoje.
Então, o documentário passa a exemplificar como este método é aplicado na história recente e nos dias de hoje, tomando como exemplo principal o 11 de setembro.
Recomendo outro documentário “The Corporation”. Que conta a história das corporações, e principalmente, como estas passaram a ter direitos iguais aos de uma pessoa porém, com um poder absurdamente maior.
No mínimo é algo que o fará pensar, ou buscar muitas coisas na internet, como eu fiz, afim de comprovar algumas afirmações.
Obrigado! Seja Bem vinda! 🙂
caramba!!! Vim dar uma espiadinha e fui ficando, ficando, ficando… gostei muito!
The Corporation é o filme mais importante dos últimos dez ou vinte anos.
Quando eu for educador, vou andar com ele embaixo do braço.
Não é conspiração. É lógica.
Vou catar esse pra assistir.
Um outro filme interessante é o Esoteric Agenda. Mas este é muito bom.