Age of Bronze

Age of Bronze é mais uma versão da guerra de Tróia, talvez a guerra mais antiga já documentada e recontada por incontáveis narradores ao longo dos milênios.
E graças a tudo que foi acrescentado à trama, sejam detalhes sobre seus protagonistas, ou a influência dos deuses sobre a forma como os eventos se desenrolam é que eu gosto tanto dessa história.

Estes eram os gregos das lendas, cujos pais e avós conviveram com Hércules e outros heróis mitológicos. E que já eram lendários milênios antes dos grandes filósofos gregos surgirem ou de Leônidas liderar os seus 300 guerreiros.
Em Age of Bronze temos uma versão mais verossímil, onde os deuses são citados e certamente possuem influência, mas não são representados como personagens da trama. O autor, Eric Shanower, busca fazer um bom retrato do que era aquela região do Mediterrâneo na era do bronze, um período histórico sobe o qual ainda sabemos muito pouco e talvez até por isso os relatos da guerra de Tróia ainda sejam tão relevantes, já que em meio à fantasia já foi possível vislumbrar e confirmar alguns fatos.
Esta foi talvez a primeira era da nossa história em que sabemos que já existia um “comércio global” que unia os povos do Mediterrâneo à África, Oriente Médio e Ásia.
Fossem alimentos, ou latão e cobre, sem os quais o bronze não poderia ser produzido, muita mercadoria era trocada entre esses povos.
Tróia controlava a passagem do Mediterrâneo para o Mar Negro e assim possuía grande poder sobre todo esse comércio, o que incomodava aos gregos, que dominavam o Mediterrâneo seja comercializando ou praticando pirataria. Então é compreensível imaginar que alguma hora os gregos decidiram acabar com Tróia, sabendo como geralmente esse tipo de disputa de poder tende a ser resolvida por líderes beligerantes. Afinal de contas, hoje mesmo estamos presenciando uma grande guerra com desdobramentos globais em que uma das razões é também o acesso ao Mar Negro.

Mas se à época o pretexto usado foi a mulher de um rei grego ter sido levada para Tróia ou se um cavalo de Tróia de fato existiu, talvez nunca saibamos.
Como dizem, ignorância é muitas vezes uma benção e neste caso eu curto muito o mito e as lendas desta era.
Recomendo a leitura da HQ e aos que não têm tempo de ler ou querem saber mais, recomendo o podcast “Trojan War: The Podcast” muito bem narrado em inglês. Nele fui apresentado à versão mais completa da Guerra de Tróia, onde todos os primórdios do conflito, mundanos ou divinos são relatados de forma divertida e empolgante. Cada episódio contém apenas um pequeno capítulo dessa trama com direito a observações finais onde o narrador explica sobre o que historiadores sabem de fato a respeito de algo que envolva o capítulo.
Vale muito a pena.
Ainda me lembro com ternura das louças lavadas e chãos varridos, entre outros afazeres domésticos que passei escutando este podcast.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.