A maior parte das falhas de nobreaks são devido à bateria.
Custo: 50 a 60 reais.
Material: chave philips, alicate comum e alicate de corte.
Bateria: bateria selada de 12V 7Ah
A amperagem (Ah) pode ser maior ou menor. Na verdade ela determinará apenas o tempo que a bateria poder manter um PC funcionando no caso de falta de luz. A de 7Ah é capaz de segurar por até 15 minutos um PC médio, então isso fica a seu critério.
Mas 12V é o padrão para todas as baterias de no break não importa se for de 600, 700, 1.200…
O que muda entre estes nobreakes é o transformador interno deles.
Onde comprar a bateria:
Existem diversos sites que vendem baterias seladas de 12V, mas você também pode comprar em lojas de bateria de motocicleta.
Como trocar:
É bom lembrar que antes de mais nada você deve desligar o nobreak e removê-lo da tomada assim como remover todas as tomadas de aparelhos que estiverem ligadas no nobreak.
1º – Abrir o no break –
Basta usar a chave philips para remover os parafusos da cobertura do aparelho.
– Dentro você verá logo as 3 partes principais. O circuito que comanda o funcionamento, logo abaixo o transformador e ao lado a bateria que será trocada.
Esta arrumação dos elementos pode variar em outras marcas e modelos.
2º – Repare que este nobreak da Ragtech tem duas hastes de metal em volta da bateria que servem para mantê-la presa e fíxa principalmente para quando ela é transportada. O problema é que isto não foi feito pensando na eventual troca da bateria, pois o parafuso fica numa posição difícil para desaparafusar sem uma chave philips curta e um alicate para segurar a porca.
Além disso a haste superior é presa na placa de circuito por meio de dois rebites de plástico que não foram feitos para ser removidos de forma alguma.
A única forma de removêlos sem arriscar danificar a placa é cortando ambos com o alicate de corte bem rente á parte inferior da peça de metal.
Muito cuidado para não danificar nenhuma parte do circuito. Evite colocar a mão e fazer pressão. E cuidado com a frágil peça do circuito que fica logo atrás dos rebites por baixo da placa.
Esta é a parte mais difícil de todo o processo.
3º – Soltando os rebites e o parafuso a remoção das hastes de metal é fácil. A superior fica apenas encaixada na parte da frente do nobreak e a traseira passa por debaixo da bateria.
4º – As únicas ligações da bateria são seus cabos de força (vermelho e preto). São encaixados nos contatos e para remover basta puxar. Não mexa nos 4 cabos que alimentam a frente do nobreak.
5º – A bateria nova, mesmo que de marca diferente, será do mesmo tamanho e deve ser colocada na mesma posição da anterior. Os cabos de força serão encaixados tal como estavam na bateria antiga.
6º (opcional) – Recolocar as astes de metal fica a critério de cada um, mas eu sugiro jogá-las fora. Seu nobreak não será levado de um lado para outro a todo o momento e a bateria não precisa ficar toda presa para ficar imóvel dentro do nobreak. Além disso, os rebites de plástico foram inutilizados na remoção. Outra vantagem é que daqui a 2 ou 3 anos você não precisará mais ter tanto trabalho para trocar a bateria, bastando remover a cobertura do nobreak e os cabos da bateria.
7º – Religue o aparelho na tomada e aguarde 12 horas para que a bateria nova seja carregada.
Em seguida, religue o seu PC no nobreak e ligue os aparelhos.
Se o problema insistir então infelizmente das duas uma, ou seu PC está com outro problema, talvez na fonte, ou você deu azar e o seu nobreak possui uma falha no transformador ou no circuito, o que é bem raro. Neste caso o melhor é comprar um aparelho novo.
Conclusão:
Se após aproximadamente 2 ou 3 anos de uso o aparelho já não segura mais os picos de luz e por isso o seu PC desliga do nada é quase certo que o problema é a bateria. 2 ou 3 anos é o tempo de vida útil, e ela precisa ser trocada o quanto antes.
Seguindo este passo a passo você não precisa mais gastar em média R$ 300,00 num aparelho novo antes que seu computador pife. Ou mesmo 100 ou 150 reais para que um serviço técnico avalie o problema e faça a troca, fora o tempo de espera do serviço, durante o qual você ficará sem poder usar seu PC.
Trocando apenas a bateria tudo se resolve, e você não gasta mais que 50 ou 60 reais.
Dá um pouco de trabalho mas não mais do que o que você teria indo comprar um no break novo.
A troca é bem simples e mesmo pessoas sem treinamento técnico específico como eu podem fazer.
O passo a passo que descrevi acima foi o que aprendi cuidando dos meus no breaks e após consultar alguns sites técnicos.
Contudo senti falta de um tutorial para leigos, como eu, e acho que isso pode ajudar outras pessoas.
Existem alguns modelos da APC, principalmente lá fora, que permitem a troca simples e fácil das baterias, quase como se troca as pilhas de um rádio, mas aqui no Brasil a mentalidade dos fabricantes ainda é de obrigar o consumidor a comprar novos aparelhos quando os antigos ainda funcionam perfeitamente.
Vale lembrar que baterias, assim como pilhas, devem ser descartadas de maneira apropriada e não junto com o lixo comum.
Algumas agências bancárias e universidades fazem coleta deste tipo de lixo tóxico e eletrônico, basta levar a bateria até lá.
Parabéns pelo artigo
Muito Obrigado
Oi, Celso.
Infelizmente não sei se isso é normal.
Muito obrigada pela explicação. Preciso trocar umas baterias aqui no meu serviços e não tinha ideia de como proceder com a troca. Muito bem explicado, parabéns! É bom encontrar alguém assim. De novo… PARABÉNS!
Parabéns Pelo artigo cara, eu estava procurando por algum tipo de informação sobre o assunto mas nenhuma era tão simples e objetiva igual ao seu tutorial, ficou bem esclarecido e agora vai ser mais fácil de trocar a bateria do meu Nobreak, agradeço pela sua disposição de postar o tutorial, Vlw Brother.
Olá Carlos Felipe, gostaria primeiramente de parabenlizá-lo pelo otimo tutorial.
Gostaria de tirar uma duvida: Tenho um nobreak da ragtech com estrutura idêntica a que vc utilizou. Quando ligava ela apitava direto e a luz da bateria ficava piscando, indicando a falha da bateria (constatei que a bateria estava com menos de 2volts). Realizei todo o processo de troca descrito no seu tutorial.
Quando liguei, o nobreak voltou a funcionar normalmente. Deixei ele aberto pra verificação e depois de um tempo percebi que o resistor R3A estava extremamente quente. Desliguei rapidamente o aparelho.
Gostaria de saber se isso é normal. Grato
Infelizmente não tenho estas fotos, e de fato não entendo de outros tópicos além da mera operação que descrevi no post. O que postei é apenas um guia para leigos feito por um leigo que aprendeu isso após alguma pesquisa e por tentativa e erro.
A bateria nova ainda precisa ser carregada, então precisamos deixar o nobreak ligado à tomada por 12 horas como se fosse um aparelho todo novo.
E sobre calibração, alguns modelos pracisam outros não, mas pelo que li a respeito tudo se refere a resetar o cuircuito lógico do Nobreak para recomeçar a contagem e apagar os logs da bateria antiga. e não mas que isso, as empresas não dizem muito ( será por que é melhor para elas comprarmos um novo? rsrs) em fim se puder fale mas da calibragem, já que a troca somente e um dos passos para manter ok o equipamento.
Muito bons seus artigos 🙂
Olá amigo Muito bom tópico…só uma dúvida..Depois da troca da bateria pode ligar o nobreak e usa o pc normal ou tem que esperar carregar a bateria?obrigado
oi!! Estou precisando de uma ajuda com este mesmo nobreak.
Tens como postar ou me enviar uma foto pelo outro lado dele. Preciso ver a ligação dos fios que vem da rede e os da tomada na placa. Pois foram cortados.
OBrigado!
Muito bom, bastante explicado!!!
Eu que agradeço pelo feedback, Thiago. 🙂
Resolvi postar este passo a passo justamente porque há algum tempo fiquei nesta situação e penei para encontrar um guia para leigos.
O máximo que cheguei a encontrar foram alguns vídeos, em geral americanos, que mostravam que era possível sim trocar a bateria do no-break, mas nunca de modelos como este que não foram feitos pensando neste tipo de coisa e que por isso desencorajam leigos a tentar por medo de danificar o aparelho de vez.
Boa tarde!
Gostaria de parabeniza-lo pela materia, preciso fazer uma troca da bateria de um no break no serviço amanha e nao fazia ideia de o que fazer e isso me deu uma boa noçao, e muito bom encontrar gente que usa a internet para coisas uteis como essa… Muito obrigado.