Assistindo a esses vídeos, confirmo minha sábia decisão em não sair gastando meu rico dinheirinho num console, e aguardar os próximos capítulos desta nova fase dos jogos eletrônicos.
É verdade que se eu tivesse dinheiro, teria comprado ao menos o wii e mais um, PS ou XBox. E talvez tivesse escolhido o PS.
E eis que o XBox, que eu via correndo por fora, parece tomar a frente.
Tenho visto com bons olhos o console da (eca!) Microsoft que carrega todo este estigma de coisa meia-boca. Os pontos favoráveis são: qualidade gráfica dos jogos no nível do PS3, mais barato que o PS3, bons jogos e agora joystick free. 🙂
Logo que o Wii saiu eu achei maravilhoso, mas ainda não vimos um jogo de primeira que use muito bem o grande diferencial dele que é o Wiimote.
A maioria são jogos que são divertidos de se jogar entre amigos, mas que não têm grandes atrativos por si só.
O Wiimote é legal, mas tem suas falhas, pois registra movimentos determinados e quando usei ambos os controles ligados pelo fio, a minha sensação foi de que se me empolgasse muito podia arrebentar o fio que julguei muito curto.
Então, apesar de empolgado com a novidade e tudo, ponderei o que aconteceria no futuro próximo. Ou a Nintendo lançaria um novo console, com melhor sensor, jogos e tudo mais, para os concorrentes não terem mais vez, ou os concorrentes lançariam novos consoles com sensores de movimento e chutariam a Nintendo pra escanteio novamente, onde ficaria fadada a jogos infantis e correndo por fora.
Uma coisa era certa. Era preciso esperar a geração seguinte de consoles. XBox promete, e ainda faltam a Sony e a Nintendo se manifestarem para aí sim, vermos o que vale a pena.
Como sensores de movimento são a nova onda, tudo que veio antes será esquecido. Em pouco tempo, ter um console com joystick será o mesmo que hoje é ter um com cartuchos.
Quem gastou as economias nesta última geração de consoles (principalmente no PS3) pode amargar uma grande frustração.
Mas é certo que o joystick não vai morrer de imediato. A preguiça ainda impera entre os jogadores e relaxar, sentado, apenas movendo os dedos no joystick ainda será uma opção para quando não tivermos saco de ficar pulando e correndo diante da TV ou não tivermos uma sala espaçosa e uma TV enorme.
Uma coisa é certa, sensor de movimento foi feito pra vender TV grande.
Atualização: 03/06
A Sony mostra que não está muito atrás. Veja.