Wolframalpha

Chamam de buscador, de concorrente do Google e tudo mais, mas eu discordo. O Wolframalpha é um banco de dados para consulta muito bem atualizado. Mais semelhante à Wikipedia que ao Google. Porém, limitado atualmente a dados numéricos e derivados. Ele não vai responder perguntas teóricas, a menos que consiga interpretá-las em informações numéricas. Contudo, sua precisão ao responder será muito maior que a da Wikipedia.

 Por exemplo:

Ele não saberá dizer nada sobre o Papai Noel, mas pode informar quando é o natal, a quantos meses, semanas, dias, horas, minutos e segundos faltam para a data. Qual lua estará no céu neste dia, e até o nome de um ator que nsaceu neste dia. Duvida?

Pode ser que no futuro o Wolframalpha expanda seu banco de dados e concorra diretamente com os outros dois sites citados. A menos a aposta na precisão é promissora, pois é justamente nisto que ambos falham. 

O Google não traz dados, apenas links que podem ou não conter o que você procura, elencados não por pertinência do que buscou, mas principalmente por quantidade de acessos dos sites encontrados.

A Wikipedia aposta no hipertexto e na interconectividade dos assuntos, mais ou menos os fundamentos da rede. Mas muitas vezes as informações buscadas são incompletas e até mesmo equivocadas, dada a dificuldade de estudar cada informação acrescentada pelos internautas e separar o joio do trigo.

O Wolframalpha pretende construir um banco próprio de dados, e não fará buscas aleatórias na rede como o Google, ou permitirá tanta contribuição de usuários como a Wikipedia.

Isto o torna preciso e mais próximo de um Oráculo que seus antecessores. E mais próximo do computador neural Hall 9000.

Sério! Olha a mensagem que ele cuspiu quando eu forcei a barra numa pesquisa.
Sério! Olha a mensagem que ele cuspiu quando eu forcei a barra numa pesquisa.

Acho que já consertaram esta falha. Não quero a minha máquina cantando “Daisy…” pra mim, enquanto arranco as placas dela.

Vamos esperar e aguardar até que ele possa falar sobre assuntos mais variados. No momento é um excelente brinquedo para quem lida com matemática, física, estatística, etc.

Será que ele segue as três leis? E os robôs do Google? Don`t do Evil?

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.