Gênesis de Robert Crumb

Robert Crumb ficou famoso por seus quadrinhos humorísticos, invariavelmente envolvendo sexo, drogas, loucura entre outras características que nunca o colocariam numa lista de prováveis autores de uma adaptação da Bíblia, ou qualquer obra religiosa, ao menos não como um trabalho sóbrio.

Mas eis que no ano passado ele surpreendeu a todos com sua versão do Gênesis.

Ele quadrinisou todo o livro, e o fez buscando ser o mais fiel possível ao texto, tendo utilizado diversas versões do livro para poder comparar as passagens e inclusive diz ser há anos um entusiasta do tema, tendo lido livros de estudiosos sobre o assunto.

Desta forma, o que Crumb fez foi dividir o texto bíblico e ilustrar em forma de quadrinhos, cada passagem da narrativa. O texto possui várias observações de rodapé onde o autor explica alguns significados de nomes e outras curiosidades. No final do livro ele ainda comentou quase todos os capítulos, justificando as razões por ter retratado, ou escrito tais passagens de uma forma ou de outra.

Nunca li a Bíblia, apenas trechos. Sei que se tentasse ler de cabo a rabo, não seria agradável e acabaria não absorvendo quase nada, em muito pela forma com está escrita e porque para compreender muitos dos trechos é preciso um conhecimento paralelo que eu não possuo. Crumb resolveu este problema, ao menos no livro do Gênesis.

O formato de quadrinhos já suaviza muito o texto, tornando-o mais fácil de se compreender. Isto, somado aos comentários e observações, torna a leitura não apenas prazeirosa como interessante e instigante.

Não sei se ele pretende seguir adaptando outros livros da Bíblia, mas adoraria se o fizesse. No mínimo apontou um filão que outros quadrinistas podem vir a explorar.

Clique na foto para saber mais sobre o autor.

Em geral as adaptações da Bíblia para quadrinhos, se resumem a trechos curtos, voltados para crianças, com linguajar adaptado, e ou resumidos.

Crumb foi imparcial, mantendo o texto o mais livre possível de interpretações, modernizações, ou censuras.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.