Vivendo em paz.

Aconselho ler todo o blog, mas confesso que não teria lido se não conhecesse o Sebá e veja nisso uma forma de conversar com meu amigo.

Contudo este post tem uma das passagens mais interessantes sobre convivência mútua.

Ao meu ver o cristianismo e o pensamento ocidental de forma geral, ensinam que eu devo melhorar o mundo ao meu redor para me sentir bem e ser feliz.

As religiões orientais moldaram outra forma de pensar naquelas bandas, que é justamente o inverso: Devemos nos melhorar e nos sentir bem, com isso o mundo ao nosso redor mudará, ou porque o veremos de outra forma ou porque se todos buscarem evoluir o mundo e a sociedade evoluirá junto.

Não digo que um pensamento seja melhor que o outro, ambos são válidos para a vida em sociedade, porém a prática me convence que antes de ajudar ao próximo eu devo estar bem comigo mesmo, do contrário a sensação de estar sendo puxado para baixo é grande e no final todos acabamos precisando igualmente de ajuda.

Isto sem falar do acômodo que certas pessoas tendem a assumir quando se contentam em viver às custas dos demais, na certeza que serão auxiliadas de alguma forma.

Tomo para mim e tento viver seguindo os preceitos de aperfeiçoamento próprio e por isso passa certamente a boa vontade com os demais que se demonstram interessados em evoluir, até porque todos precisamos de uma ajuda alguma hora.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.