Discworld

Eu conheci o Terry Pratchett através do Neil Gaiman no livro Belas Maldições (Good Omens).
Mas para quem já leu algumas coisas do Gaiman, como eu já tinha lido, estava bem claro que o Belas Maldições não tinha sido escrito por ele. Ainda que várias ideias soassem dele, o estilo narrativo desse livro é bem diferente e eu adorei.
É um tipo de humor bem característico de autores ingleses, muito semelhante ao Douglas Adams. Então eu precisava ler mais coisas do Terry Pratchett.
Foi assim que logo me deparei com os livros de Discworld, uma série da qual eu já tinha ouvido falar algumas vezes, mas, como tantos outros universos de ficção, eu nunca tinha parado para ver de fato do que se tratava.
Bom, de cara vi que não era um universo sério, era uma sátira de tudo que a fantasia tinha a oferecer.
Ah, e se você domina o inglês, aconselho a ler no original já que o livro é repleto de piadas com trocadilhos, muitas das quais se perdem na tradução.

Aconselho a começar a ler Discworld pelos dois primeiros livros. Eles focam no mago Rincewind, que é um idiota completo. O clássico personagem trapalhão que sempre dá sorte de se livrar de várias enrascadas. Os livros são: “A Cor da Magia” e “A Luz Fantástica”. Nesses dois livros Pratchett já apresenta bem o mundo e aí você pode ler os demais livros sem se importar muito com a ordem.

Eu recomendo: “Equal Rites”, “Mort”, “The Night Watch”, “Going Postal” e “Making Money”.
Esses dois últimos são aulas de como surgiu e funciona o sistema fiduciário de qualquer economia. Mas tudo com muito bom humor e excelentes personagens.
Essa é a graça desse universo, ele não se detém em fazer graça com a ficção fantástica. Cada livro possui um tema bem específico que pode ser uma crítica social, religiosa, política ou cultural com claros paralelos com a nossa realidade.
O Pratchett escreveu dezenas de histórias passadas em Discworld antes de deixar nosso mundo.

Eu li apenas 10 dos mais de 30 livros, existem muitos outros que preciso explorar.
Tenho feito isso aos poucos.
Por se tratarem de leituras leves, eu busco alternar com livros mais densos. É a forma que eu tenho de nunca perder o ritmo de leitura por enjoar de alguma série ou autor.


Me digam se já leram algum livro do Discworld e qual o preferido. Se eu não tiver lido ainda pode ser o próximo que eu lerei.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.