Lazarus

Recomendo muito.
Num futuro não muito distante, por qualquer razão, grandes empresas assumiram o comando de grandes partes do mundo que passou a se dividir em vários grandes territórios bem maiores que os países de hoje.
A sociedade de todo o mundo ficou dividida em três categorias: Membros das famílias donas das empresas no topo, no meio os servos que são profissionais com alguma formação ou militares que trabalham para as famílias, e na base o “lixo” o resto da população que vive literalmente à margem em favelas e com a qual as famílias pouco se importam.

Eu realmente não sei o que houve para que a sociedade se tornasse assim e acho bem difícil que o autor e roteirista Greg Rucka tenha criado uma explicação convincente para o mundo ser totalmente entregue a grandes corporações, cada uma controlada exclusivamente por uma só família e estas novas monarquias dividissem o mundo e estratificassem toda a sociedade da mesma forma. Mas isso não importa muito

O que importa é que cada uma das famílias possui um membro que é o Lazarus da família, um guerreiro ou guerreira, que pode agir como comandante de tropas em campos de batalha, agente especial em missões sigilosas ou duelista para selar disputas entre famílias sem que seja necessário travar uma guerra.

Por que apenas um lazarus por família? Não faço ideia. Certamente seria de interesse de todas as famílias montar exércitos de super soldados, mas por alguma razão que desconheço isso não ocorre e também não importa.

Sim, um cenário muito surreal então não me dei ao trabalho de ler as diversas páginas de texto corrido e letras miúdas que o Greg preenche em cada um dos capítulos tentando contextualizar esse cenário e explicar alguns pontos que não são muito abordados na HQ em si.

Sou do time “mostre não conte”, então use a HQ para mostrar tudo que está contando nos textos. Entendo que muitas vezes isso não é possível devido ao espaço, etc. Mas eu me dispus a ler uma HQ e não um livro de história sobre um mundo de fantasia.
A única coisa que entendi sobre o passado foi que há décadas ocorreu um evento crucial que determinou o início desta nova organização mundial. Mas não me perguntem o que foi este evento.

Isso posto, porque diabos estou recomendando Lazarus já que se trata de uma HQ repleta de furos e inconsistências intrínsecas que muitas vezes me afastam das obras? Apesar disso tudo, O Greg consegue contar uma história muito boa, uma vez que ignoramos tudo isso que citei acima.

Isso porque a HQ foca na Lazarus da família Carlyle. Ela se chama Forever e é uma guerreira implacável.
A família Carlyle é especializada em gnética e Forever é fruto de muitas pesquisas genéticas e bioengenharia.
Cada família tem uma especialidade tecnológica e isso se reflete nos seus respectivos lazarus.
A Forever é a princípio a filha caçula do patriarca Carlyle e é tratada como tal pelos irmãos.
Não quero soltar spoilers, mas a partir daí se desenrola o drama dessa personagem em meio a intrigas familiares e os conflitos com as demais famílias.
Aos poucos vamos conhecendo mais sobre este mundo e o Greg Rucka consegue construir tramas muito boas dentro deste universo, com personagens bem interessantes e bem trabalhados.
Em meio a belos momentos de ação e suspense, se desenrola uma história de auto determinação onde nunca sabemos se podemos confiar nas pessoas ao redor da Forever ou nela mesma.






Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.